Mais de 100 candidaturas apresentadas por micro, pequenas e médias empresas inovadoras do Alentejo, ao SI2E (Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego), já foram aprovadas pela Comissão Diretiva do Alentejo 2020.
Estes projetos contam com um apoio de cerca de 4,4 milhões de euros, sendo 3,9 milhões de euros do FEDER (Fundo de Desenvolvimento Regional) e 487,8 mil euros do FSE (Fundo Social Europeu).
O Programa Operacional Regional Alentejo 2020 já conta com mais de 50% das candidaturas avaliadas e, mais de 70% dos avisos de concurso abertos já têm decisão.
As candidaturas já aprovadas correspondem aos concursos lançados pelos Grupos de Ação Local (GAL) e pelas comunidades intermunicipais do Alentejo, com os quais a autoridade de gestão do Alentejo 2020 tem definidos protocolos de colaboração, segundo informações da CCDR (Comunidade de Coordenação e Desenvolvimento Regional).
O SI2E é um programa que visa a criação de emprego em territórios de baixa densidade, discriminando positivamente projetos e iniciativas empresariais nas referidas zonas.