O Programa Operacional do Alentejo 2014-2020 (Alentejo 2020) aprovou 166 projetos de investimento, no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas, e à qual corresponde um investimento total de 47,1 milhões e um incentivo total de 19,2 milhões de euros.
A área que apresenta um maior investimento aprovado é a área da Qualificação e Internacionalização PME, com um total de 58 projetos aprovados, e um montante na ordem dos 29 milhões de euros, tendo, também, um valor de incentivo total de 8,5 milhões de euros. Este investimento tem como principal objetivo a qualificação de recursos e de internacionalização das Micro e Pequenas Empresas.
A área da Inovação Produtiva tem, por sua vez, um total de 11 projetos aprovados, com um volume de investimento na ordem dos 12,7 milhões de euros e um incentivo no montante de 6,8 milhões de euros. Nesta área, os projetos aprovados destinam-se a apoiar o processo produtivo, tendo em vista a produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual, através da transferência e aplicação de conhecimentos, ou da adoção de novos ou processos significativamente melhorados.
Foram ainda aprovados 5 projetos na área do Empreendorismo Qualificado, com um montante de investimento aprovado de 3,8 milhões de euros e um incentivo total de 2,7 milhões de euros.
No que concerne aos Vales, foram aprovados, na totalidade, 92 projetos com um incentivo total de 1,3 milhões de euros. Os Vales que foram aprovados estão distribuídos pela área do Empreendedorismo, onde se contabilizam 45 projetos, pela área da Internacionalização, onde se contam 4 projetos e pela área da Inovação, onde estão aprovados 43 projetos.
De referir que os Vales são um mecanismo simplificado, com um limite de apoio até um máximo de 15.000 euros e que permitem aos beneficiários criarem condições para avançarem com os seus projetos de investimento.
Os avisos que correspondem à 2ª fase do concurso estão disponíveis para consulta aqui.