14.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo a região onde a falta de mão de obra faz aumentar o tráfico humano

Os últimos anos na região Alentejo ficam marcados por um aumento da criminalidade associada ao tráfico de pessoas, o que muito se deve à necessidade constante de mão de obra, em especial para as culturas intensivas como é o caso do olival e do amendoal.

As culturas intensivas, para além de mudarem a paisagem da região, fizeram com que as aldeias do Alentejo fossem ‘invadidas’ por trabalhadores oriundos das mais diversas regiões do globo.

A curva demográfica negativa que afeta a região alentejana está a ser travada pelo fluxo de trabalhadores estrangeiros que acorrem aos campos alentejanos.

Este aumento de trabalhadores estrangeiros, tem implicado um aumento da criminalidade associada ao tráfico de seres humanos.

Muitas têm sido as operações realizadas pelo SEF, na zona de Beja, onde a libertação de cidadãos moldavos e romenos que caíram nas malhas das redes de tráfico humano, já ultrapassa as largas centenas.

Estes trabalhadores, muitas das vezes, são obrigados a trabalhar mais de 12 horas, sem descanso semanal, sem remuneração e ainda lhes são retirados os documentos aquando da sua chegada pelos angariadores.

Populares