Esta semana, Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, anunciou o início das obras da linha férrea Sines-Caia, para o presente ano de 2017, na Cimeira Ibérica realizada.
Nuno Mocinha, Presidente da Câmara municipal de Elvas, declara que “é um anseio do Alentejo”, e que a ligação a Madrid e consequentemente ao resto da Europa, é uma “ligação fundamental”.
Diz que a cooperação entre os dois países é uma realidade de há algum tempo, e que “é através da cooperação, cada vez mais constante, que se aproximam estes territórios”.
Segundo o autarca, os projetos em comum, serão uma mais valia, em oposição a concorrência e mediante o POCTEP (Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) as verbas devem ser dirigidas para projetos em conjunto.
Também Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto, falou com a Rádio Campanário sobre a linha férrea, dizendo que a ligação Sines Caia, e Caia a Espanha, pode ser uma aposta “fundamental que garanta que este é um corredor de passagem de riqueza e de promoção de criação de riqueza”.
Segundo o Ministro Adjunto, a criação de novos instrumentos de promoção do desenvolvimento nas zonas de fronteira, será um dos objetivos do trabalho comum entre os governos.