A Lonely Planet, que atualmente pertence á BBC Worldwide, é a maior editora de guias de viagem á escala planetária, e num artigo descreve o Alentejo, em muitas formas, como a “a alma gastronómica de Portugal”.
Com uma lista de pratos alentejanos, de deixar qualquer um de água na boca, pode ler-se “o Alentejo é um dos grandes destinos culinários subvalorizados do mundo”.
“Aqui o porco é rei”, mas para além da carne de porco preto o autor destacou também o vinho, o pão fresco com azeite, o porco preto, os queijos, a carne à Alentejana, a açorda e as migas.
“Aqui pode-se encontrar vinhos excecionais”, referindo também que tal como a gastronomia, os vinhos estão de alguma forma “subvalorizados” para lá de fronteiras.
Já as sobremesas, são descritas como “divinais”, onde merece destaque os doces conventuais, pão de rala e a sericaia.
A paisagem alentejana também não ficou esquecida, “se estiverem dispostos a caminhar por terra batida, irão encontrar alguns destinos encantadores”, descreve o autor, mencionando localidades como Évora, Elvas, Portalegre, Reguengos de Monsaraz ou na costa alentejana, Vila Nova de Milfontes.