A hotelaria nacional no início do ano, correspondendo ao mês de Janeiro, aumentou em 14% o número de hóspedes e em 12.6% as dormidas, comparativamente ao mesmo período do ano de 2016.
Quanto aos números de dormidas, registou-se um aumento em todas as regiões nacionais, com destaque para o Alentejo que viu subir o seu número em 12.3%, mas ainda assim o maior aumento foi registado em de Lisboa, com mais 20.8%, ambos os dados comparados com o ano anterior.
Na receção ao turista estrangeiro, a região alentejana destacou-se com um aumento de 32.1%, o que faz do Alentejo a região que mais aumentou o seu número a nível nacional, logo em seguida vem Lisboa com um aumento de 26.2% e a região nortenha, com um acréscimo de 22.9%.
Perante a receção a turistas provenientes de território nacional, o Alentejo também verificou uma subida, não tao acentuada, mas ainda assim a terceira melhor nacionalmente em cerca de 5.2%, neste âmbito a melhor subida verificou-se nas Ilhas açorianas, com os seus números a aumentarem 10%, e a região lisboeta com 7.8%, registou o segundo melhor registo.
Contudo, os principais destinos são Lisboa, que recebeu 31.9% da totalidade de turistas nacionais e forasteiros, o Algarve recebeu 20.1% e á Madeira coube a receção de 19%.