A partir do próximo dia 7 de setembro, a localidade alentejana de Vila de Frades irá ter uma das maiores coleções privadas de arte contemporânea e que irá ser exibida numa quinta vinícola no concelho da Vidigueira.
Um casal milionário holandês decidiu colocar em plena planície alentejana um edifício com 450 metros quadrados, de linhas modernas e em parte revestido a xisto, a que chama de Centro de Arte Quetzal.
Este casal de holandeses são ambos colecionadores e mecenas, destacando-se o trabalho de Inge como diretora da feira Art Basel, pólo de Basileia, e consultora na área de multimédia e performance do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
A inauguração deste espaço terá lugar no dia 7 de setembro com a presença de várias entidades governamentais e artistas contemporâneos.
Dada da dimensão da coleção e do seu valor, esta será exibida em parcelas, nunca na íntegra. A exposição inaugural, que já pode ser vista por estes dias, inclui apenas três nomes: Robert Heinecken (1931-2006), Pat O’Neill (n. 1939), e Trisha Baga (n. 1985), todos com trabalhos de cinema, vídeo ou performance.