Um total de 73 candidaturas, com um investimento global previsto de 9,1 milhões de euros, foi apresentado ao Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) no Alentejo Central e no Baixo Alentejo, divulgaram hoje as comunidades intermunicipais.
Tal como a Rádio Campanário noticiou, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, conta com um balanço inicial de 41 candidaturas submetidas. Estas representam quase 5,5 milhões de euros de investimento elegível proposto, correspondendo a um incentivo FEDER solicitado de aproximadamente 2,3 milhões de euros.
Na Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), em nota enviada à nossa redação a CIMBAL , que integra 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja, informou que foram submetidas 32 candidaturas, cujo “investimento global proposto ascende a cerca de 3,6 milhões de euros, com um apoio financeiro aproximado de 1,6 milhões de euros”.
A CIMBAL salientou que o número de postos de trabalho a serem mantidos nos 32 projetos de expansão e modernização da produção candidatados pelas empresas ascende a 158.
O prazo de apresentação de candidaturas ao aviso do PAPN, gerido pelas comunidades intermunicipais, terminou na segunda-feira e a decisão sobre o financiamento dos projetos deverá ser conhecida dentro de cerca de três meses.
Este programa tem como objetivo o apoio direto ao investimento para estimular a produção nacional de base local, com enfoque no setor industrial e no setor do turismo, sendo beneficiárias as micro e pequenas empresas.
A candidaturas aprovadas contarão com o cofinanciamento comunitário FEDER, não reembolsável, numa taxa que varia entre os 40 e os 55%.