No âmbito do INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013, trinta e três municípios do Alentejo e da Lezíria do Tejo assinaram ontem, 22 de maio, contratos de financiamento, num investimento total da ordem dos 30 milhões de euros que conta com um apoio comunitário de 21,3 milhões de euros.
Os projetos incidem na área da requalificação de polos escolares, estradas e regeneração urbana, com um valor médio-baixo e já em execução no terreno.
A sessão teve início pelas 12 horas, na CCDR Alentejo, em Évora, e contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.
Relativamente ao Alentejo Central, no município de Alandroal ficou definida a requalificação do Caminho Municipal entre a Aldeia do Rosário e Ferreira de Capelins, com um investimento total de 654 mil euros e um cofinanciamento FEDER de 523 mil euros, sendo que deve estar concluído no final de junho do próximo ano. Arraiolos beneficiará em breve da Rede Viária Municipal, que resultará de um investimento total de 1.664 mil euros, sendo que a maior parte desse valor, 1.145 mil euros, é cofinanciado. Ao município elvense foi concedido um apoio comunitário de 435 mil euros, que se destinam à requalificação da Avenida D. Sancho Manuel – ER 373 e ligação à Estrada de Santa Rita, num investimento total de 512 mil euros. À semelhança do projeto de Arraiolos, também o investimento na cidade raiana deve estar completo até ao final do último mês de 2013. A Mora foi atribuída uma verba de 213 mil euros, provinda de Bruxelas, completando assim um investimento total de262 mil euros para a requalificação da Rua Catarina Eufémia. As obras devem estar finalizadas em dezembro do próximo ano. Portel, e mais concretamente o Parque Horta da Nora, assinou o contrato que prevê uma ajuda de 231 mil euros para a requalificação da linha de água da Amieira. O projeto tem um custo global de 324 mil euros e estará concluído a 15 de Julho deste ano. No Redondo é a zona do Calvário que vai sofrer requalificação urbana, num investimento total de 194 mil euros e apoio FEDER de 165 mil euros. A autarquia também esteve representada na cerimónia, tendo o edil assinado o contrato que permite auferir 1.441 mil euros, que permite totalizar 1.695 mil euros a implementar em acessibilidades das Aldeias Ribeirinhas do concelho reguenguense, que estarão finalizadas no último mês de 2014. Viana do Alentejo terá acesso a 1.007 mil euros do FEDER, de forma a requalificar o Centro Histórico da cidade. O projeto envolve um custo global de 1.200 mil euros. Por fim, Sousel viu aprovada a intenção de reabilitar a zona urbana do Concelho de Sousel, o que engloba um investimento de 272 mil euros, sendo que 213 mil euros provêm da Europa. O projeto em Sousel tem data de término marcada para dezembro deste ano.
Castro Almeida aproveitou a oportunidade para se dirigir aos promotores dos projetos e assim apelar a que as obras sejam concretizadas. “O programa tem uma taxa de aprovação de 99%, mas agora é preciso que os promotores executem e realizem as obras”, disse o representante do Governo Central, lembrando que o InAlentejo apresenta uma “baixa taxa de execução”, na ordem dos 46%, ainda que os fundos previstos no atual programa comunitário já tenham sido quase todos adjudicados.