Na véspera do arranque da época balnear 2022, a Quercus divulga a listagem das 440 praias distinguidas com “Qualidade de Ouro”, um valor recorde na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais.
No total, foram distinguidas mais 47 praias face a 2021, com a Região Centro a registar a maior subida (de 23 praias, equivalendo a um incremento de 85%). Destaque também para o aumento acentuado das praias interiores com Qualidade de Ouro, 72 no total, um número também inédito.
A Quercus atribuiu, este ano, a distinção “Qualidade de Ouro” a um número recorde de praias: 440.
A região do Tejo e Oeste é a que tem mais praias galardoadas pela Quercus (103), sendo também a região com mais praias interiores de elevada qualidade (28). Seguem-se o Algarve (86) e o Norte (78). Os Açores possuem 54 praias de “ouro” e a Madeira e o Alentejo têm 35 e 34, respetivamente. No Centro, 27 praias costeiras e 23 de interior têm “qualidade de ouro”.
A lista completa das praias Alentejanas com “Qualidade de Ouro” :
A distinção atribuída pela Quercus considera as análises de qualidade da água nas últimas quatro épocas balneares (têm de ser excelentes) e sem qualquer ocorrência de desaconselhamento, proibição ou interdição na época balnear passada. Este ano, a organização não incluiu os valores das análises da água em 2021, por não terem sido ainda divulgadas.