O Alentejo tem dois projetos selecionados para a edição de 2024 dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural – ARIA 2024. Subordinados ao tema geral “Empowering young people”, que reflete as prioridades das Redes Nacionais para promover o empoderamento dos jovens, os Prémios de Inovação Agrícola e Rural (ARIA), promovidos pela EU CAP Network, têm o objetivo de reconhecer e incentivar a participação dos jovens na agricultura e no desenvolvimento das zonas rurais, através da distinção de projetos financiados pelos Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e/ou Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA).
De acordo com a nota hoje divulgada pela CCDR Alentejo, a região faz-se representar com um projeto desenvolvido no concelho de Alandroal e outro em Vimieiro, no concelho de Arraiolos.
Na categoria de Tecido socioeconómico das zonas rurais, foi selecionado o projeto Paisagindo.bio (Alandroal)- criado por um casal de arquitetos paisagistas que decide trocar a cidade pelo campo, na Paisagindo.bio o amor pelas plantas é combinado com a experiência botânica e o compromisso com a sustentabilidade, criando chás e especiarias biológicos da mais alta qualidade. Depois de alguns anos a exportar a sua produção a granel, decidem apostar no mercado nacional, utilizando uma estratégia de marketing muito própria, com designs e nomes muito apelativos. É a parceria com uma influencer digital que a marca é lançada, mas é a qualidade dos produtos que a faz prosperar.
Já na categoria de Juventude rural, foi selecionado o projeto da Mainova, (Vimieiro)- um projeto familiar, que nasce da vontade de dar continuidade a um legado. Liderado pela filha mais nova da família, com o apoio de uma equipa totalmente jovem que partilha a preocupação de manter os valores e fazê-lo com forte responsabilidade ambiental em todas as áreas de intervenção.A Mainova produz vinho de uvas próprias, com certificado biológico, todas autóctones, com vinificação de intervenção mínima. Entrou no mercado em 2020 sendo já uma marca reconhecida pelas suas opções de eco-design e pela qualidade dos seus produtos, marcando presença a nível nacional e internacional.
Além destas categorias, os finalistas concorrem aos Prémios “Igualdade de Género” e “Voto do Público”.