No Alentejo, são vários os concelhos que hoje, dia 16 de maio, apresentam risco máximo ou muito elevado de incêndio rural.
No distrito de Portalegre, é onde se verifica a existência de todos os concelhos em risco máximo de incêndio rural, sendo eles os concelhos de Castelo de Vide, Gavião, Marvão, Nisa e Portalegre. O concelho do Crato apresenta risco muito elevado e os restantes concelhos do distrito do Alto Alentejo apresentam risco elevado.
No distrito de Évora, todos os concelhos apresentam risco elevado de incêndio rual, não existindo a existência de qualquer concelho que apresente risco muito elevado ou máximo.
No distrito de Beja, apenas o concelho de Almodôvar apresenta o risco muito elevado de incêndio rural, com os restantes concelhos do distrito do Baixo Alentejo a apresentarem risco elevado.
No distrito de setúbal, todos os concelhos apresentam risco elevado de incêndio, com excessão do concelho de Sines, sendo este o único concelho do Alentejo a apresentar risco moderado de incêndio rural