12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo debate hoje o Plano Ferroviário Nacional

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em articulação com o Grupo de Trabalho para o Plano Ferroviário Nacional, debate, hoje, dia 22 de julho, pelas 14h30m o Plano Ferroviário Nacional (PFN).

A sessão vai contar com a presença do Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Eduardo Feio, do coordenador do Grupo de Trabalho do PFN, Frederico Francisco e do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva.

Como oradores convidados participarão duas entidades mais diretamente envolvidas em processos ferroviários e em redes de conexão, a Administração do Porto de Sines e o Corredor Sudoeste Ibérico, representados pelo Presidente, José Luis Cacho e pelo Diretor Geral, António Garcia Salas.

Em destaque vão estar, conforme refere uma nota de imprensa enviada à nossa redação,  a apresentação dos objetivos do PFN e a introdução de questões regionais para debate, pelo Coordenador do Grupo de Trabalho para o PFN, Frederico Francisco.

Neste ano 2021, ano  assinalado como Ano Ferroviário Europeu, avança o debate sobre o Plano Ferroviário Nacional, instrumento que irá definir a rede ferroviária de interesse nacional e internacional. Com este Plano, pretende-se conferir estabilidade e previsibilidade ao planeamento da rede ferroviária para um horizonte de médio e longo prazo.

Este é um assunto, considerado por diversas entidades como um assunto com relevância estratégica para o Alentejo. Para a região, a mobilidade e os transportes ferroviários constituem uma das principais vertentes de sustentação da afirmação regional, nomeadamente associadas às componentes de reforço e melhoria da ligação à Europa, da maior robustez da capilaridade das ligações entre o corredor central e o território regional, da melhoria das ligações intrarregionais e de articulação entre o Alentejo e o território nacional.

Ana Rocha

 

 

Populares