12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo é referência mundial na produção de Azeite, uma das regiões “mais inovadoras e competivas”- COI

A Associação Olivum- Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, sediada em Beja, recebeu esta terça-feira, uma comitiva do Conselho oleícola internacional . A visita, que pretende da a conhecer a este conselho, a realidade dos lagares e da produção de azeite no País, em particular da região do Alentejo., arrancou com a realização de uma reunião que juntou várias entidades ligadas á produção de azeite, nomeadamente  a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e Casa do Azeite, realizando-se ainda uma visita às instalações da Edia para dar a conhecer o projeto Alqueva.

O Diretor Executivo do Conselho Oleícola internacional(COI), em declarações à Lusa , enalteceu a posição de Portugal na produção de azeite adiantando que o país já se encontra “na primeira liga” e cada vez mais próximo de integrar “o “pódio mundial”., consequência do ritmo de crescimento registado na produção.

Jaime Lillo, destacou ainda à mesma fonte , que o Alentejo é uma das regiões de referência na produção de azeite. A nível mundial, considera o responsável que “ a região se destaca como sendo uma das regiões do mundo mais inovadoras e competitivas” sublinhando as alterações verificadas no cultivo do olival ao longo dos anos, em consonância com o respeito pelas questões de sustentabilidade.

O Presidente do COI evidenciou ainda  o seu desejo em conhecer Portugal , uma visita que termina esta quarta-feira e que lhe permite ao longo de dois dias visitar olivais , lagares e empresas ligadas à produção de azeite assim como assistir à apresentação  de projetos de investigação e educativos.

Populares