São inquestionáveis as potencialidades do nicho de mercado emergente que o Turismo Cinegético e o seu efeito dinamizador representam, bem como o potencial económico do desenvolvimento do turismo de caça na região de Alentejo e Ribatejo.
Nesse sentido a Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC) está a colaborar com o Clube Português de Monteiros (CPM), a Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Universidade de Aveiro (UA) na elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Cinegético no Alentejo e Ribatejo e que vai ser executado pelo Clube Português de Monteiros e Universidade de Aveiro.
À Rádio Campanário, o Secretário Geral da ANPC, João Carvalho, explicou as estratégias que estão a ser desenvolvidas para a promoção e divulgação do turismo de caça.
“O Turismo Cinegético, tem uma importância de estratégia fundamental, é um produto que precisa ser trabalhado, temos grande qualidade ao nível da oferta, uma procura significativa quer a nível do mercado interno mas sobretudo do mercado externo, que está muito por explorar”, refere João Carvalho.
O Secretário Geral da ANPC acrescenta, “é necessário fazer trabalho para chegar a procura à oferta”, destacando a importância da divulgação, “a caça gera uma riqueza muito significativa a nível do Produto Interno Bruto (PIB)”, dando como exemplo o que se passa em Espanha, “estamos muita aquém de Espanha”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Joao%20Carvalho17junh14.MP3{/play}
Com este Plano pretende-se que seja desenvolvido com a permanente participação e o crescente envolvimento dos diversos atores com interesses na matéria, públicos e privados, criando oportunidades para o estabelecimento de redes e de diversas sinergias, estando agendadas diversas sessões de trabalho organizadas pela Entidade Regional de Turismo, conjuntamente com o Clube Português de Monteiros e com a Universidade de Aveiro.
A participação é livre, sujeita apenas a inscrição. Os interessados devem confirmar a presença e indicação do workshop no qual pretendem inscrever-se para geral.evora@turismodoalentejo-ert.pt ou para o telefone 266 777 390.
Agenda das sessões de trabalho:
Odemira – 19 de junho – 10h00 às 12h30 no Auditório da Ecoteca de Odemira
Beja – 19 de junho – 16h00 às 18h30 no Beja Parque Hotel
Évora – 20 de junho – 09h30 às 12h00 no EVORAHOTEL
Santarém – 30 de junho – 09h30 às 12h00 na Sala de Leitura Bernardo Santanero
Portalegre – 30 de junho – 16h00 às 18h30 no Museu da Tapeçaria