João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, é o único português a marcar presença na iniciativa
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa pioneira em Portugal e que, em 2020, lançou o único selo nacional de produção vitivinícola sustentável, tem vindo a ser uma referência ao nível internacional. As boas práticas e a visão sustentável como um todo explicam que o coordenador do programa, João Barroso, fosse o único português convidado a participar na conferência “Sustainability in the Vineyard”, um evento que reúne grande nomes internacionais do mundo do vinho e que pretende debater a sustentabilidade ambiental, social e económica do setor, segundo nota de imprensa enviada à nossa redação.
O evento de participação gratuita, vai decorrer online no próximo dia 22 de junho, pelas 09h00, e é da autoria da Sustainable Wine, organização londrina que pretende estabelecer a sustentabilidade como tendência do futuro no setor vitivinícola ao nível mundial.
“Os Vinhos do Alentejo têm vindo a sobressair nos mercados internacionais e a sustentabilidade é, certamente, o futuro do setor vitivinícola. Este tipo de eventos é fundamental para partilhar conhecimentos e ferramentas úteis para atingir um objetivo comum a todos: a sustentabilidade da produção, a urgente adaptação de toda uma indústria e a potenciação da resiliência dos sistemas agrícolas à ameaça real das alterações climáticas.”, refere João Barroso, coordenador do PSVA.
O objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis, tem sido um propósito comum a várias entidades e produtores de vinho ao nível mundial, pelo que, entre os diferentes temas abordados na conferência, estão a reutilização de água no setor vitivinícola e a certificação de sustentabilidade.
SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.
Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.
Foto: Freepik