22 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Outubro 7, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo em risco elevado de incêndio: Quase toda a região sob alerta, IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta colocando quase toda a região do Alentejo em risco elevado de incêndio, refletindo a situação preocupante que se estende a várias partes do país. Além do Alentejo, dezenas de municípios nos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Braga e Viana do Castelo também foram classificados com risco elevado.

O alerta do IPMA indica que quase cinco dezenas de concelhos estão em risco máximo de incêndio nos distritos de Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria e Santarém. Em risco muito elevado, encontram-se cerca de 80 concelhos, abrangendo áreas como Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.

O risco de incêndio, que varia de ‘reduzido’ a ‘máximo’, é determinado pelo IPMA com base em fatores como a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê uma descida das temperaturas máximas, especialmente no interior do país, com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 14ºC na Guarda e os 20ºC em Faro, enquanto as máximas oscilarão entre os 23ºC em Viana do Castelo e Porto, e os 31ºC em Castelo Branco, Évora, Beja e Faro.

Este cenário reforça a necessidade de precaução em todo o território, especialmente nas regiões alentejanas, onde as condições meteorológicas desfavoráveis aumentam o risco de incêndios florestais. As autoridades apelam à população para que tome medidas preventivas e siga as recomendações de segurança.

Populares