Portugal tem uma sobrepopulação de javalis, que se estima perto dos 300 mil exemplares.
A informação consta deas conclusões do Plano estratégico e de Ação do Javali, apresnetado em Évora, numa ação promovida pelo ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, elaborado pela Universidade de Aveiro.
Segundo a informação avançada pelo Observador, o estudo indica ainda que é preciso reduzir o número de animais para mitigar prejuízos na agricultura e a ocorrência de acidentes rodoviários.
Estas são algumas das conclusões do Plano Estratégico e de Ação do Javali, apresentado em Évora, que foi promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e elaborado por especialistas da Universidade de Aveiro.
Para mitigar este problema e conforme adiantou o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, o Governo vai “propor o alargamento dos períodos de caça ao javali”, com o objetivo de “reduzir substancialmente o efetivo acresentando que para já, estamos a equacionar mesmo aumentar os períodos de caça ao javali praticamente para todo o ano”, adiantou.
Os números demonstram uma sobrepopulação de javali”, realçou Carlos Fonseca, referindo que a densidade populacional desta espécie é maior nas regiões do Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes.
Leia a notícia completa em Observador