A Comissão Europeia selecionou a região do Alentejo como um dos primeiros signatários para participar na Missão de Adaptação às Alterações Climáticas, que irá apoiar o Pacto Verde Europeu e a Estratégia de Adaptação Climática da União Europeia.
O anúncio foi feito na quinta-feira, dia 29 de setembro, em Bruxelas, durante os European Research & Innovation Days. Através da participação na Missão, o Alentejo irá beneficiar da Plataforma de Implementação da Missão, que estará operacional no início de 2023.
Em conjunto com outras regiões e autoridades locais selecionadas, a região irá desenvolver caminhos para a resiliência climática, tendo acesso a dados climáticos e metodologias para avaliações de riscos e recebendo orientações, personalizadas, sobre medidas de adaptação eficazes.
A Missão de Adaptação às Alterações Climáticas teve início em setembro de 2021, com a adoção de uma Comunidade sobre as Missões da União Europeia seguida da aprovação dos planos de implementação individuais das Missões.
Esta missão pretende apoiar o processo de resiliência climática de 150 regiões e comunidades, ajudando-as a diagnosticar, sistematizar e gerir os riscos associados às alterações do climáticas.