O Banco de Portugal divulgou esta terça-feira os dados referentes ao “stock” de investimento direto estrangeiro em Portugal .
De acordo com a informação disponibilizada, no ano de 2023 , foi realizado um montante de 180.411 milhões de euros resultante de investimento direto estrangeiro(IDE) em Portugal, representando um crescimento de 6,24 por cento face a 2022.
Analisando os dados por Região, em 2023, Lisboa foi a região que captou maior número de investimento, cerca de 55% do valor total.
No que diz respeito ao Alentejo, a região registou em 2023 registou um “stock” 6.174 milhões de euros, correspondendo a 3,4%.
Ainda assim, e comparativamente com o valor registado em 2022, periodo homólogo, de acordo com o Banco de Portugal, o Alentejo foi a região que mais cresceu – 12%, seguido de Setúbal e Algarve.
Para estes cálculos, o BdP considerou, não apenas a região onde o investiomento foi concretizado, mas também as regiões que se encontram no perímetro direto do investimento.
A Região Alentejo, que continua a liderar o crescimento no setor do Turismo, vê cada vez mais reforçado investimento estrangeiro na região, o que mostra o interesse que os investidores têm, cada vez mais, na região.
Pode consultar os dados por Região AQUI