A Fundação Galp vai atribuir 40 bolsas de mérito académico para distinguir alunos que iniciem estudos em licenciaturas, ou mestrados de 2 anos, em cursos de especialização tecnológica no ano letivo de 2022/23.
As candidaturas estão abertas até dia 23 de setembro e podem candidatar-se alunos de todas as nacionalidades que tenham terminado o 12.º ano de escolaridade ou licenciatura com sucesso em 2021/2022 e que tenham residência nos concelhos de Alcoutim, Matosinhos, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Setúbal e Sines, bem como nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
As Bolsas da Fundação Galp são atribuídas no âmbito da participação da Galp no projeto EPIS – Empresários pela Inclusão Social, e que este ano distribuirá um total de 163 Bolsas Sociais, para apoiar alunos carenciados durante o seu percurso no ensino secundário e universitário e premiar as boas práticas na educação, pela inclusão social e inserção profissional e/ou ocupacional. Os concelhos escolhidos pela Fundação Galp para a atribuição das suas 40 Bolsas tiveram como critério de seleção a localização de vários projetos-chave no ecossistema energético da Galp: na área das renováveis, como é o caso de Alcoutim, Odemira e Ourique que estão a receber projetos de energia solar; relacionados com investimentos em novas cadeias de valor do sector energético, como é o caso da instalação da unidade de conversão de lítio para baterias, em Setúbal, da joint venture Aurora; ou concelhos com uma forte e histórica implantação da Galp, como são os casos de Sines e Matosinhos, e onde estão em curso processos de transformação e reconversão que farão destes concelhos polos de referência mundial nas áreas da inovação e das energias verdes. As 40 bolsas a atribuir pela Fundação Galp estão divididas entre 24 para alunos de licenciaturas, com o valor de 850€ anuais por bolsa, durante 3 anos. As restantes 16 bolsas, no valor de €1.000 anuais, são destinadas a alunos que tirem Mestrado de 2 anos. As bolsas para licenciaturas estão disponíveis nos concelhos de Alcoutim (2 alunos), Odemira (1), Ourique (3), Matosinhos (5), Santiago do Cacém (4), Sines (4) e Setúbal (2), acrescidos de uma bolsa para cada uma das regiões autónomas, dos Açores e da Madeira. As bolsas para mestrados de 2 anos estão acessíveis para alunos com residência em Alcoutim (1), Odemira (1), Ourique (1), Matosinhos (5); Santiago do Cacém (3), Sines (3) e Setúbal (1), bem como para uma bolsa para a região autónoma dos Açores e outra para a região autónoma da Madeira. Saiba mais sobre o processo de candidaturas aqui.