18.1 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo impulsiona aumento da produção de amêndoa. Espera-se que seja a mais elevada dos últimos 30 anos

As previsões agrícolas apontam para um ano hidrológico normal, após dois anos marcados pela seca meteorológica severa. Os dados são revelados pelo Instituto Nacional de Estatística(INE) no último Boletim Mensal da Agricultura e Pescas.

As perpetivas para a Produção de amêndoa são animadoras. De acordo com as previsões a produtividade da amêndoa deverá ser a mais elevada dos últimos 30 anos.

Segundo o INE, a colheita da amêndoa “decorre a bom ritmo devido à ausência de chuva durante o mês de agosto, permitindo a adequada secagem da casca, o que facilita a britagem e a conservação do miolo.”

O Alentejo assume um papel de destaque na produção de amêndoa. Na região, “a entrada em plena produção de muitos pomares intensivos é o fator determinante para o aumento estimado de 20% da produtividade, face à campanha anterior. “

Já na zona de Trás-os-Montes, “o vingamento do fruto foi prejudicado pelas chuvas e baixas temperaturas, afetando principalmente as variedades de floração mais precoce e os pomares mais expostos.

O INE espera que globalmente “a produtividade aumente, face a 2023 (+15%), ultrapassando as 1,1 toneladas por hectare, a mais elevada dos últimos 30 anos.”

Populares