A Instituição Financeira de Desenvolvimento revelou na passada quarta-feira, dia 30 de março, que a sua primeira linha de crédito contará com um financiamento bancário na ordem dos 102 milhões de euros, que será distribuído pelas regiões do Norte, Alentejo, Centro, Algarve e Lisboa.
A entidade públicacriada a 21 de outubro de 2014,tem o objetivo de agilizar os processos envoltos dos empréstimos concedidos às pequenas e médias empresas (PME)fomentando o seu financiamento, através da gestão de fundos de investimento, bem como da realização de operações de crédito, incluindo a concessão de garantias e outros compromissos.
A instituição já abriu o concurso para seleccionar o intermediário financeiro que ficará responsável pelos cerca de 102 milhões de euros, uma verba parcialmente proveniente de fundos comunitários, que será canalizada como contragarantia financeira, em prol da minimização dos riscos dos bancos credores, de modo a incentivar a concessão de crédito.
Os 102 milhões de euros correspondentes às garantias serão repartidos por quatro regiões sendo que a região Norte será a grande beneficiária contando com cerca de 34,9 milhões, seguida pela região Alentejo na qual se destinam 28,5 milhões. Por sua vez, para a região Centro está determinado o montante de 27,9 milhões, estando na região de Lisboa concentrados 9,7 milhões de euros. Por outro lado, na região do Algarve serão alocados 977 mil euros.