Uma menina nasceu na madrugada desta quarta-feira, 17 de abril, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Sines durante o transporte da mãe para a maternidade do Hospital São Bernardo, em Setúbal.
O comandante da corporação, Hugo Cruz, contou que os bombeiros foram chamados, cerca das 23h00, para transportar uma grávida “com contrações no seu domicílio” em Sines.
Iniciado o transporte para a maternidade do hospital de Setúbal, a mulher entrou em trabalho de parto e o motorista da ambulância “teve de encostar”, em plena serra de Grândola, no Itinerário Complementar 33, ao quilómetro 43, para auxiliar a grávida.
A criança acabou por nascer cerca das 23h53 com a ajuda de dois bombeiros e de um médico e um enfermeiro da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Litoral Alentejano (HLA).
Após o parto, a mãe Sara e a filha recém-nascida que se vai chamar Eva, foram transportadas para a maternidade em Setúbal, a cerca de 100 quilómetros de distância.
Os dois bombeiros, Nuno Rosado e Catarina Jacinto, mostraram-se “muito orgulhosos” pela realização do parto.
Por falta de maternidade no Hospital do Litoral Alentejano, todos os partos dos concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal são encaminhados para a maternidade do Hospital de São Bernardo, em Setúbal.