Dando continuidade ao projeto Alentejo Global Invest, de promoção internacional da região enquanto destino de excelência para investimento directo estrangeiro, a ADRAL organizou uma Missão à Califórnia, onde uma comitiva se encontra ao longo desta semana. Fazem parte desta comitiva o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, o Presidente da ADRAL, José Calixto, o Presidente da EDIA, José Carlos Salema e vários empresários do Alentejo.
Subordinada à temática Portos & Logística, no primeiro dia de missão, a comitiva reuniu com entidades ligadas à atividade portuária da área de São Francisco, Oakland e Alameda.
No segundo dia de Missão Internacional Alentejo Global Invest, subordinado à temática Portos e Logística, a 7 de maio, a comitiva deslocou-se a San Diego, uma cidade do sul do estado da Califórnia dotada de porto natural de águas profundas, e conhecida pela sua longa associação com a Marinha dos Estados Unidos e seu centro de desenvolvimento da biotecnologia. Em reunião, foram apresentadas as capacidades e potencialidades de ambos os portos de Sines e San Diego, bem como exploradas potenciais colaborações entre ambas as partes.
No terceiro dia (8 de maio), a comitiva reuniu com empresas da The Maritime Alliance (TMA), associação industrial sem fins lucrativos, focada no desenvolvimento do ecossistema de negócios, no desenvolvimento económico e no desenvolvimento da mão de obra, reunindo a academia, a indústria e o governo. Participaram nesta reunião, para além de representantes da TMA, as empresas Earthwise Sorbents, Gnostech, Teledyne Marine Division e Coast Guard.
Seguiu-se reunião com a Sempra Energy, empresa focada na gestão de infraestruturas produção de energia elétrica e de gás natural, com faturação anual de cerca de 11 biliões de dólares, 20.000 colaboradores e mais de 40 milhões de clientes a nível mundial, que demonstrou bastante interesse na atividade do Porto de Sines.
O dia terminou com reunião com Astrophysics, empresa líder dedicada à produção de scanners de Raio-X para controlo de segurança, com aplicação em aeroportos, portos marítimos, alfândegas, entre outros.