É esta quinta-feira, 1 de junho, que o Alentejo vai receber o 52º Congresso Mundial das Confrarias Báquicas de 2023.
Após o maior evento de vinhos realizado na região, o ÉvoraWine, a capital alentejana volta a ser palco de um dos maiores eventos mundiais vínicos, recebendo cerca de 300 participantes nacionais e internacionais em representação de cerca de 100 confrarias báquicas de todo o mundo.
Este evento é coorganizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, que pretende dar a conhecer a cultura, os vinhos e as vinhas alentejanas, promovendo assim a região e os seus enoturismos.
Após a chegada a Évora, está prevista a entrada na Igreja de Lóios, a passagem pelo Templo Romano de Diana, a prova dos vinhos e gastronomia típica regional no Pátio do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.
O almoço vai acontecer no Convento do Espinheiro, a convite da Câmara Municipal de Évora, onde será apresentada a capital alentejana como a capital europeia da cultura em 2027. Antes do regresso a Lisboa, os convidados ainda terão a oportunidade de fazer uma visita à Adega Cartuxa e ao seu enoturismo, na Quinta de Valbom.
A última vez que Portugal foi anfitrião das Confrarias Báquicas mundiais foi em 1998. A 52º edição deste evento, encontra-se a decorrer desde sábado, 27 de maio e vai estender-se até sábado, 3 de junho, de forma a que os cerca de 300 participantes visitem e conheçam as práticas nas vinhas e nas adegas, mas também, que reconheçam a qualidade dos vinhos produzidos em Portugal.