Após a aprovação do Orçamento de Estado 2015, o mesmo entrou vigor no dia 1 de Janeiro, onde estão explanados os valores das transferências para os Municípios Portugueses.
Segundo o documento a que a Rádio Campanário teve acesso, o distrito de Beja lidera os recebimentos das verbas do orçamento de estado, com um valor de 99,5 Milhões de Euros (ME), seguindo-se Évora com 81,7 e Portalegre com 74,8ME.
No que diz respeito aos municípios do distrito de Évora, é a Câmara Municipal de Mourão que menos arrecada das verbas do OE (3,4ME) sendo a Câmara Municipal da capital de distrito a que mais recebe, com 13,5ME. Ao Município de Vila Viçosa, cabe uma fatia do Orçamento de Estado que ronda um valor na ordem dos 3,9ME.
No distrito de Portalegre, é Ponte de Sôr o Município que se encontra no cimo da tabela dos recebimentos em 2014, 8,1ME, pertencendo à Câmara de Fronteira, o último lugar, receberá 3,3ME.
O Concelho de Odemira é o município que mais irá receber no distrito de Beja (14ME) e Alvito é o que menor verba terá disponível (3,1ME).
De referenciar que aos valores apresentados será ainda retirado 0,1% para a Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e que as transferências do Estado para os municípios são feitas em duodécimos.
As tabelas que registam os valores completos, por Município, dos três distritos mencionados, são as seguintes:
Distrito de Évora
Distrito de Portalegre
Distrito de Beja