No âmbito das atividades desenvolvidas pelo ASTO – Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo, liderado pela Universidade de Évora que incluí o Projeto PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo irá promover a ação de sensibilização ‘Protótipo Plataforma Pista Digital – Sistema Inteligente do Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo, no dia 25 de maio de 2022, das 15h às 17h, no Centro UNESCO, em Beja.
A Plataforma Pista Digital pretende proporcionar aos agentes turísticos uma ferramenta tecnológica de monitorização de indicadores de Turismo Sustentável, que contribua para o seu envolvimento na avaliação dos riscos, custos, impactos e limites da sua atividade no destino. Para além deste aspeto, pretende também facilitar a identificação de oportunidades de inovação nas suas organizações e auxiliar na identificação de melhores soluções para a utilização de recursos, no âmbito dos princípios gerais do desenvolvimento turístico sustentável.
Conforme notícia avançada pela Rádio Planície, o investigador responsável do projeto Jaime Serra, este projetpo “ é a partilha de informação sobre sustentabilidade do turismo na região do Alentejo, financiado pelo Alentejo 2020 e coordenado pela Universidade de Évora” assegurando ainda que o “Alentejo é pioneiro neste passo e também será na criação do primeiro sistema de monitorização da actividade turística. É isso que o PISTA está a desenvolver há cerca de um ano e meio no território, junto dos agentes e num conjunto de acções de sensibilização em todos os 58 municípios do Alentejo”.
Leia a notícia completa em Rádio Planicie