Ontem, na 11ª edição da Gala “Melhores Vinhos do Alentejo 2024”, realizada no Hotel Vila Galé, em Évora, o Dr. José Manuel dos Santos, Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, destacou a importância do evento na promoção e dinamização do sector vitivinícola e turístico da região. A gala celebrou os melhores vinhos da região, reconhecendo o trabalho e a dedicação dos produtores.
Em entrevista à Rádio Campanário o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo adiantou: “Sem dúvida, o reconhecimento do trabalho que os produtores realizam durante todo o ano é um projeto dos produtores para os produtores,” afirmou “Independentemente de muitas adegas e produtores de vinhos aqui presentes ganharem prémios como noutros concursos prestigiados, não deixam de concorrer ao seu concurso dos melhores vinhos do Alentejo. Isso cria um sentimento de união e agregação entre todos os produtores.”
A importância de manter os agentes turísticos unidos foi sublinhada pelo Presidente, que acredita que “ter estes agentes turísticos juntos é fundamental para que o vinho e o enoturismo sejam uma alavanca para criar mais riqueza, mais emprego e promover uma melhor coesão territorial e social na região.”
José Manuel dos Santos destacou o crescimento turístico no Alentejo, e salientou que a região foi a que mais cresceu a nível de turismo em 2023 e que a tendência continua positiva em 2024. “Se em 2023 o Alentejo foi a região que mais cresceu a nível do turismo, os dados que temos para o primeiro trimestre de 2024 indicam que continuamos na linha da frente,” revelou. “Vamos aguardar pelos dados de abril para ter uma visão mais integrada, mas a tendência de crescimento de 2023 continua a expressar-se neste primeiro trimestre de 2024.”
O presidente da ERT, manifestou otimismo quanto ao crescimento do turismo no Alentejo. “A região vai continuar a crescer, com a abertura de mais hotéis e a oferta de muitos hotéis temáticos, o que vai induzir mais procura e dinâmica. Estou muito otimista que 2024 será mais um bom ano turístico para o Alentejo,” afirmou.
Sobre a promoção do enoturismo e do vinho, anunciou várias iniciativas importantes. “Assinámos o contrato com a consultora que nos vai ajudar a preparar a candidatura do Baixo Alentejo à Cidade Europeia do Vinho em 2026. Temos também aprovada a nossa estratégia para o PROVER do enoturismo, que nos permitirá, nos próximos três anos, trabalhar diariamente para valorizar e engrandecer este sector,” explicou.
“O objetivo é sempre o mesmo: mais coesão territorial, mais emprego, mais turistas e esbater a sazonalidade. Esta estratégia vai dar-nos a capacidade de investimento público e criar condições para que o investimento privado possa aceder a fundos e financiamentos, permitindo a continuação do desenvolvimento de melhores adegas, eventos e promoção deste segmento que nos fascina a todos,” concluiu.
A gala contou com a presença de várias entidades importantes, incluindo o presidente da entidade de turismo do Alentejo, José Manuel dos Santos, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvea, o diretor da Vila Galé regional do Alentejo, Profírio Perdigão, e o presidente da ATEVA, Alexandre Alves, entre outras personalidades de destaque.
Numa sala repleta de convidados, os prémios foram entregues durante um menu requintado servido pelo Hotel Vila Galé em Évora. A noite foi marcada por momentos de celebração e reconhecimento do trabalho árduo e dedicação dos produtores alentejanos, que colocam a região entre as melhores no panorama vitivinícola.
A 11ª edição da Gala “Melhores Vinhos do Alentejo 2024” reafirmou a importância do vinho e do enoturismo como pilares fundamentais para o desenvolvimento económico e turístico da região, celebrando a excelência e a união entre os produtores alentejanos.