A previsão de colheita do Instituto da Vinha e do Vinho refere que vai subir a produção de vinho quase 6,5 milhões de hectolitros em 2021. Alentejo será uma das regiões em que irá subir mais a sua produção.
A região do Alentejo registará uma subida de 5%, que em volume, apresenta uma das maiores subidas homólogas, face às outras regiões do país. Estes crescimentos correspondem a aumentos superiores de 50 mil hectolitros de vinho, conforme o documento divulgado pelo instituto, esta sexta-feira, 30 de julho.
Segundo o instituto, esta subida justifica-se pelo facto das “temperaturas registadas serem as ideais para um bom desenvolvimento vegetativo. As vinhas apresentam-se em bom estado sanitário, não havendo registo de impactos substanciais de pragas e/ou doenças”. Acrescenta ainda, que na generalidade apesar da estimativa de maior produção, é esperado uvas de boa qualidade
A produção de vinho em Portugal deve aumentar cerca de 1% em 2021, em relação à campanha anterior, para um volume total próximo dos 6,472 milhões de hectolitros.
Segundo o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a previsão na próxima vindima, subirá 2% face à média das cinco últimas campanhas.