Dos 308 concelhos em Portugal, 303 têm bibliotecas municipais, com valências gratuitas para os utilizadores, incluindo acesso à Internet, requisição de livros e escuta de discos. Porém, há cinco municípios que não dispõem destes equipamentos, dois dos quais são alentejanos, conforme notícia avançada pelo jornal “Público”, no passado dia 21 de julho.
Segundo dados da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), mencionados na publicação, no Alentejo, os municípios de Marvão e Vila Viçosa não têm qualquer serviço de biblioteca. À imagem dos concelhos de Aljezur, Terras de Bouro, Calheta (São Jorge, Açores), que também não têm qualquer serviço de biblioteca, abrangendo um total de 28.700 habitantes, entre todos.
No panorama Alentejano, no entanto, há casos recentes de adesão à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), estrutura criada em 1987 para dotar todos os municípios portugueses de uma biblioteca pública, da qual a maioria das 303 bibliotecas faz parte. Como é o caso das bibliotecas municipais da Vidigueira, de Borba e de Arraiolos que estão entre as bibliotecas mais recentes a juntarem-se à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Contudo, passados mais de 30 anos, o objetivo da rede não está cumprido e continuam a existir disparidades a nível nacional e regional.