A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou as 44 praias ZERO poluição em Portugal, o que significa que não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.
A região Alentejo surge na lista com 3 praias costeiras, sendo a Praia Aberta e Melides de Grândola, e a Praia Fonte do Cortiço, de Santiago do Cacém.
As 44 praias representam 7% do total das 608 zonas balneares em funcionamento em 2019. O número de zonas balneares ZERO poluição é idêntica ao ano passado.
Esta análise da Associação ZERO teve em conta os parâmetros da legislação em vigor e concluiu que existem 43 zonas balneares costeiras e uma do interior com ZERO poluição. Os concelhos com maior número de praias ZERO poluição são Torres Vedras (10), Vila do Bispo (5), Praia da Vitória nos Açores (4) e Tavira (3).
Apesar de ser extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, muito mais suscetíveis à poluição microbiológica, há apenas uma água balnear nessa situação – a praia de Montes na Albufeira de Castelo do Bode em Tomar.