Decorreu esta terça feira, 6 de fevereiro, a entrega do certificado para a Área da Conciliação que atesta a importância e a gestão entre a vida profissional, familiar e pessoal, atribuído à Novadelta pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.
A Rádio Campanário esteve presente e recolheu as declarações da Secretária de Estado sobre as capacidades da região Alentejo em implementar a coesão social necessária para que as empresas possam estabelecer a responsabilidade social.
Rosa Monteiro considera que “as empresas do Alentejo têm uma capacidade de inovação e de adoção de novas abordagens, que se colocam nestes patamares de competitividade. Temos de ter presente uma preocupação com a competitividade, especialmente nestes territórios do interior onde as empresas se queixa que é difícil a captação de talento, de jovens quadros (…) ter práticas de conciliação, de qualidade de vida, do bem estar das pessoas no trabalho é uma mais valia, uma estratégia decisiva para ter captação e retenção de talentos”.
“Existe uma necessidade de desenhar de forma ajustada a cada empresa estes planos”
Rosa Monteiro
A secretária de estado referiu ainda que “se queremos ter bons trabalhadores temos de ter respostas integrais numa vida plena, que no fundo é aquilo que os trabalhadores hoje desejam”. Rosa Monteiro considera que “o respeito pelos seus direitos laborais, pelos direitos de parentalidade (para pais e mães) e também a criação de soluções interessantes e eficazes do ponto de vista da melhoria das condições de vida” são fundamentais para que a empresas estabeleçam a responsabilidade social.