O maior viveiro de bambus da Europa, encontra-se no Alentejo, em São Teotónio (Odemira, Beja), totalizando uma área de 60 hectares. Localizado na Herdade das Fontes, ocupa 60% da mesma, sendo constituído por cerca de 300 espécies de bambu.
A Bambuparque é a empresa detentora do viveiro, instalada no Alentejo há 27 anos, criada pelo engenheiro agrónomo francês Yves Crouzet, e que detém um volume de negócios de 1 milhão de euros, maioritariamente suportados pela exportação.
Os clientes da empresa direcionam a sua atividade para a indústria farmacêutica e cosmética, arquitetura paisagística, estando os jardins zoológicos da Europa entre os principais clientes, desta empresa que vende cerca de 350 mil vasos por ano, exportados em cerca de 90%.
No viveiro de bambus da Herdade das Fontes, existem espécies de bambu que atingem mais de 20 metros de altura, sendo que uma delas cresce cerca de 1 metro por dia.
As condições atmosféricas e o registo de um melhor e mais rápido desenvolvimento da planta, levaram o empresário a instalar-se no Alentejo.