Os três distritos do Alentejo apresentam um variação negativa em relação à oferta de imóveis para venda no mercado (Stock), segundo os mais recentes dados do relatório do Idealista, face ao ano de 2020.
O Idealista, um site de imóveis, divulgou esta quinta-feira um relatório acerca da procura de imóveis e a oferta no mercado a nível nacional, com dados de janeiro a dezembro de 2020.
No que diz respeito ao Alentejo, e à variação de procura, os distritos de Beja (54,2%), Portalegre (49.5%) e Évora (40,5%) ficam todos abaixo da média nacional (62,3%).
Em relação à oferta de imóveis para venda no mercado, durante o ano marcado pela pandemia, os três distritos do Alentejo viram as percentagens a cair. Segundo o relatório, Évora foi o distrito com a maior variação negativa de -9,9%, seguida de Beja com -4,2% e Portalegre com -0,3%.
Analisando os dados do relatório, verifica-se que a nível das cidades em 2020, Beja (28%) é a que apresenta menos procura na região Alentejo, em comparação com Portalegre (60,7%) e Évora (66,0%).