12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo vs Douro: qual o melhor tinto para acampanhar com uma boa carne

NIT

Não é novidade que o clima quente do verão convida a um bom vinho branco ou rosé, frescos mas, ainda assim, há que continue a apreciar um bom vinho tinto durante o calor, sobretudo no que toca ao acompanhamento de uma boa carne.

O NIT apresenta-lhe duas sugestões de vinhos nacionais que pode encontrar em qualquer loja Continente e a bom preço.

Segundo o NIT, no que diz respeito ao Alentejo, tem o Tapada das Lebres Syrah, produzido pela Herdade das Mouras, em Arraiolos, com um preço modesto de 13,99€. eEste vinho tem um estágio em carvalho americano e francês, e caracteriza-se por ser um vinho intensode corpo cheio e cujo sabor se prolonga na boca, segundo o enólogo.

Já no que diz respeito ao Douro, é apresentado o vinho Quinta da Pedra Cavada Reserva Touriga Nacional, da região do Douro, no qual sobressaem os aromas florais, de esteva e fruta vermelha, com um preço mais reduzido, de 8,99€.

Um ponto em comum entre estes dois vinhos, é a concentração de taninos, uma substância orgânica que se encontra em algumas plantas e também na casca da uva. No caso do Tapadas das Lebres Syrah, os taninos são polidos, fazendo com que o vinho não deixe uma secura exagerada. O Quinta da Pedra Cavada Reserva Touriga Nacional, segundo o NIT, conta com taninos firmes que dão origem a um vinho amplo, com excelente estrutura.

Recomenda-se que, ambos os vinhos, sejam servidos à temperatura de 18 graus,  num copo de pé alto em forma de tulipa. O Tapada das Lebres Syrah distingue-se pela sua cor granada intensa, enquanto que, por sua vez, o Quinta da Pedra Cavada Reserva Touriga Nacional se destingue por uma cor violeta profunda. Ambos são perfeitos para acompanhar, por exemplo, um suculento naco de vitela grelhado, mas ambos têm aromas distintos.

 

Fonte: NIT

Populares