Os professores realizam na próxima segunda-feira uma greve nacional para exigir o retomar de negociações com o Ministério da Educação sobre a situação profissional dos docentes.
De acordo com a informação avançada pelo Portal Sapo, esta situação já levou escolas a avisar aos pais, de que podem não ter condições para abrir nesse dia, por não saberem qual será a a adesão dos professores ao protesto.
A realização desta greve foi decidida a 17 de setembro, durante uma vigília organizada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), e os professores querem pressionar a tutela a retomar as negociações com os sindicatos “após dois anos de silêncio” por parte do ministério, adiantou o presidente do SIPE, Júlia Azevedo.
De acordo com a mesma fonte, as reuniões exigidas têm como objetivo discutir a avaliação e progressão na carreira docente, a aposentação, os concursos de professores e as alegadas ultrapassagens de professores com o mesmo tempo de serviço no momento das colocações nas escolas.
“Antevemos uma grande adesão por parte dos professores a esta greve nacional”, disse Júlia Azevedo, acrescentando que nos últimos dias o sindicato tem assistido “a uma grande mobilização, que comprova que os professores estão determinados a lutar pelos seus direitos”.
Fonte: Sapo