12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alerta: Segurança Social alerta para mail fraudulento a pedir pagamento de dívida

Leak.pt

Se recebeu um e-mail a dizer-lhe que tem uma divída com a Segurança Social e a pedir-lhe o pagamento da mesma, tenha cuidado pois pode tratar-se de uma mensagem fraudulente.

O Instituto da Segurança Social (ISS) alertou que há utilizadores que estão a receber “emails fraudulentos” que utilizam o nome da Segurança Social e que solicitam o pagamento de dívidas. Trata-se de um esquema de fraude e, por isso, estes e-mails  devem ser ignorados.

Os emails em questão são enviados através dos endereços ‘…@seg.social’ ou ‘IGFSS.divida@gmail.com’, de acordo com a informação divulgada em nota  no site do ISS: “Diversos contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico remetidas de contas de e-mail não pertencentes à Segurança Social a solicitar o pagamento de dívidas, designadamente de: …@seg.social

IGFSS.divida@gmail.com. O IGFSS, I.P. informa que essas mensagens são fraudulentas e que já estão a ser efetuadas diligências juntos das entidades competentes. As comunicações efetuadas pela Segurança Social têm como domínio / extensão de mail @seg-social.pt (sempre com hífen e não ponto). Caso tenha recebido uma destas mensagens, que representam um esquema de fraude, através do qual uma entidade desconhecida da Segurança Social pretende obter um benefício indevido, não considere a mesma, não devendo efetuar qualquer ação solicitada, descarregar eventuais anexos ou a aceder a links indicados nesta. Na eventualidade de ter efetuado o pagamento solicitado na mensagem fraudulenta, sugerimos o contacto imediato com a sua instituição bancária e as autoridades de segurança da sua área.”

Segundo o Instituto da segurança Social já estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes.

O organismo lembra ainda que as comunicações efetuadas pela Segurança Social têm como domínio/extensão de mail @seg-social.pt (sempre com hífen e não ponto).

Ana Rocha

Populares