Decorreu esta quarta-feira, ao princípio da tarde, no Pavilhão Multiusos “Caetano Gazimba” da Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba, uma Ação de Sensibilização sobre “Alimentação Saudável a Baixo Custo”, com a presença do Dr. João Lopes.
A iniciativa foi promovida pela Rede Local de Intervenção Social de Borba (RLIS), tendo contado com a presença de um grande número de pessoas, dado o sucesso que tem tido o Projeto RLIS, que tem prestado atendimento e apoio a centenas de pessoas nesta cidade.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com um dos elementos do projeto RLIS, Maria Mira que começou por dizer que a Rede é composta por cinco elementos, sendo esta uma sessão de esclarecimento e de sensibilização e de aprendizagens, tem um público muito variado em termos de condições e de faixas etárias porque é importante apostar na prevenção em questões desta natureza, que são demasiado importantes para serem deixadas ao acaso, pois temos casos de obesidade, de tensões altas e de tensões arteriais descontroladas”.
“São aprendizagens muito importantes na vida de todas as famílias que alia a vertente económica às questões da saúde e da alimentação saudável, mas uma coisa complementa a outra”, realça Maria Mira.
O orador convidado, João Lopes disse à Rádio Campanário que o objetivo da sessão “é tentar fazer com que as pessoas que estão a ser seguidas pela Rede local de Intervenção Social de Borba saiam daqui a conseguir fazer o pequeno-almoço, o almoço, o jantar, um lanche durante a manhã e um lanche à tarde, com ceia também, com dois euros e meio por dia”.
João Lopes refere que a alimentação saudável comporta “ter as porções da Roda dos Alimentos, com uma porção e meia a três de carne, muitos cereais, e dentro dessas quantidades voltar a tentar colocar na mesa as leguminosas que são muito saudáveis e são de baixo custo e nos dão proteínas”, exemplificando, “podemos tentar conciliar com o arroz e o feijão e ter proteínas completas para o nosso corpo, é importante para as pessoas que têm carências económicas e que não tem acesso a carne propriamente dita, porque a carne é mais cara”.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Borba, é um projeto-piloto de parceria entre a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Borba, no âmbito da Rede Local de Intervenção Social. É um modelo de organização de intervenção articulada e integrada, de entidades públicas ou privadas com responsabilidade de desenvolvimento da ação social e assenta em várias propostas, desde cultura, direitos e obrigações, transversalidade, intervenção de proximidade entre outras.
O Projeto tem como competência territorial o concelho de Borba.