Devido à pandemia COVID-19, todo o programa cultural teve de ser alterado em todo o país.
Em Aljustrel, mais concretamente em Messejana, as habituais Festas de Santa Maria, que se celebrariam no próximo fim de semana, vão ser na mesma celebradas mas de “forma particular”.
Segundo a autarquia, “a Junta de Freguesia de Messejana, num ano especial, devido à pandemia provocada pelo Covid-19, decidiu assinalar as Festas de Santa Maria de uma forma diferente, mas não deixando de honrar a principal devoção do povo de Messejana”.
Desta forma, “os grandes eventos musicais e de animação, de venda de artesanato, de doçaria e de petiscos, em torno da Praça 1.º de Julho, este ano, não irão realizar-se, respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS)”.
Porém, as festas religiosas vão assinalar-se, responsabilidade da Paróquia de Messejana com o apoio da junta de freguesia.
A partir de sexta-feira, dia 14 de agosto, haverá um cortejo automóvel, às 09:30 horas, com a ida da imagem de Nossa Senhora de Assunção para a sua ermida. Pelas 10 horas haverá recitação do terço. Estando prevista a adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia, realizando-se, às 17 horas, uma eucaristia, chegando, pelas 18:30 horas, a imagem de Nossa Senhora à Igreja Matriz.
Já no sábado, dia 15 de agosto, Dia de Santa Maria, acontecerá uma eucaristia, seguida de uma procissão que, este ano, devido à pandemia, também será realizada através de um cortejo automóvel.
A Junta de Freguesia de Messejana está, assim, “certa da responsabilidade de toda a população no cumprimento das normas de prevenção estabelecidas” e “honra esta data na firme certeza que, para o ano, o fará ainda de forma mais viva”.