O Museu Municipal de Aljustrel já definiu o seu projeto educativo.
Pretende chegar chegar a todas as escolas do concelho, desenvolvendo atividades que permitam divulgar o património cultural e identitário.
A autarquia explica que, ao longo deste ano letivo, vão realizar-se diversas ações, de carácter lúdico e inovador, que pretendem estabelecer uma relação estreita entre o museu e a comunidade educativa.
Entre as atividades programadas, para pequenos e graúdos, destaque para “Álbum de Memórias – Recolha de Lendas, versos, anedotas e histórias sobre Aljustrel”, hoje e no próximo dia 26 de janeiro.
Em fevereiro, está programada a iniciativa “Visita Virtual ao Núcleo Museológico do Tipógrafo”, em março, “Um dia verdadeiramente extraordinário na vida de Manuel Mineiro” (março) e, em abril e maio, o “Ciclo do Pão”.
De acordo com a autarquia, “esta é uma forma de levar o museu para próximo das pessoas, tornando-o num espaço dinâmico, em que prevalecem as aprendizagens, mas também, os momentos de descoberta e de diversão, e dando a conhecer diversos espaços museológicos”.
Através deste projeto, o município de Aljustrel, pretende, também, contribuir para o enriquecimento dos currículos escolares, colocando ao dispor das escolas e do público, em geral, diversas iniciativas.
A Câmara de Aljustrel revela, ainda que, este ano, será promovida uma interação entre a comunidade escolar e a população sénior, fomentando as relações de proximidade, de transmissão de valores e de heranças.
In Rádipax