O Teatro de Marionetas é tema para um debate online, esta tarde, promovido pela Alma d’Arame – Associação Cultural, companhia sediada em Montemor-o-Novo.
Apresentam a iniciativa como “Formulado como uma pergunta, o tema escolhido para celebrarmos o teatro de marionetas propõe desenhar o estado da arte de uma forma de teatro que, apesar de uma presença crescente no panorama teatral em Portugal, ainda é pouco ou mal conhecida, como se estivesse condenada a permanecer como o eterno parente pobre do teatro. No entanto, entre práticas artísticas e estudos académicos, a área conhece hoje uma vitalidade que a observação factual torna dificilmente contestável.
Nesse sentido, reunem em torno desta mesa-redonda intervenientes com perfis diversos, mas que poderão, em diálogo, articular o que «sabem das marionetas». Contamos assim com respostas vindas do campo do saber e do fazer artístico, historicamente construído entre tradições herdadas, conservadas para novos públicos, e inovações que transformaram a linguagem da marioneta, em diálogo com outras artes e novos meios técnicos. Contamos também com respostas oriundas do campo do conhecimento teórico, ainda recente, mas com resultados promissores em termos nacionais e internacionais.”
São convidados para a conversa:
Amândio Anastácio — Diretor Artístico da Alma d’Arame – Associação Cultural
Ana Paula Amendoeira — Diretora Regional da Cultura do Alentejo
Luís Leite — Professor Adjunto, Coordenador do Mestrado em Sistemas e Media Interativos e Vice-Presidente do CTC na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD)
Paulo Simões Rodrigues — Professor Auxiliar na Universidade de Évora e Presidente do CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística
Com a moderação de Christine Zurbach — Professora Catedrática em Teatro na Universidade de Évora.
Para assistir a esta mesa redonda em direto na página de Facebook e Canal de YouTube, da Alma d’Arame, basta ‘Responder’ ao Evento e receberá uma notificação-prévia antes do mesmo começar — para que pelas 14:30h do próximo dia 21 de Março, Domingo, venha assistir (de forma completamente gratuita) e participar nesta celebração do Dia Mundial da Marioneta.