A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) lança plataforma eletrónica que pretende divulgar os produtos e serviços da região de influência do maior lago artificial da Europa, de modo, a atrair potenciais importadores.
A inciativa foi desenvolvida no âmbito de um protocolo de cooperação assinado entre a EDIA e a Associação Empresial do Baixo Alentejo e Litoral que visa dinamizar a economia local através da criação de uma plataforma online que irá integrar informações sobre a atividade e os produtos de um conjunto abrangente de empresas, permitindo ainda, que seja estabelecido um contato direto entre o fornecedor e o cliente.
Em entrevista à Rádio Campanário o presidente da EDIA, José Pedro Salema, fala sobre este projeto revelando que “o nosso objetivo é promover uma montra online que exponha o que de melhor se produz e faz nesta região”.
José Pedro Salema assegura que “todos juntos seremos mais fortes e teremos mais possibilidades de conquistar outros mercados, tornando-nos mais competitivos”.
O investimento do projeto “Alqueva-Exporta” é na ordem dos 250 mil euros tendo sido co-financiado pelos fundos comunitários do programa Alentejo 2020, comparticipado em 80%, ou seja, foram aplicados fundos europeus no valor de 200 mil euros.
Segundo o presidente da EDIA “ existem muitas oportunidades na região, temos muitos terrenos por explorar, parques industrias por preencher e penso que estas estruturas podem ser aproveitadas por investidores nacionais e internacionais”.
A barragem do Alqueva, localizada no rio Guadiana, engloba 20 municípios e dispõe de 120 mil hectares de regadio.