12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alqueva é das Barragens com maior produção de eletricidade

A produção de energia hídrica a partir de bombagem atingiu a 15 de novembro o valor anual mais elevado de sempre, com 2,5 TWh.

Os dados agora divulgados pela REN dão conta que com estes dados , 2023 torna-se o ano com a maior produção de sempre, mnesmo que o ano ainda não tenha terminado.

Entre as barragens mais produtivas destacam-se a de Gouvães com 35% do total, e as de Alqueva e Venda Nova/Frades, com 20% cada.

A produção de energia, explica um comunicado emitido pela REN na sua página oficial, a partir de bombagem é possível em barragens equipadas com bombas hidroelétricas, que bombeiam a água de um reservatório inferior para um reservatório superior, possibilitam a sua “reutilização” para a produção de energia elétrica em momentos em que a energia elétrica tem maior procura.

A utilização de bombas hidroelétricas permite ainda aumentar a garantia de abastecimento nos períodos secos e permite facilitar a integração de outras energias renováveis como sejam a eólica e a solar, armazenado os excedentes de produção para utilização em outras horas de maior consumo.

O forte aumento de utilização das bombas nos últimos dois anos está precisamente associado ao aumento da produção fotovoltaica.

Nos próximos anos, com a crescente incorporação de renováveis no Sistema Elétrico Nacional, acredita a REN, a utilização das bombas das centrais hídricas continuará a aumentar de forma relevante.

Os registos confirmam que Portugal tem mantido uma trajetória sustentável na progressiva incorporação de fontes renováveis endógenas, mantendo sempre os objetivos primordiais de segurança de abastecimento e de qualidade de serviço.

Populares