Alqueva pode vir a ter um Resort Flutuante com localização prevista para a freguesia de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz .
O projeto está em consulta pública até ao próximo dia 15 de julho, conforme informação avançada na página oficial da Agência Portuguesa do Ambiente(APA).
Segundo dados divulgados no edital da APA, o projeto terá uma área total de implantação , em domínio hídrico, de 3.449,68 m2 e será composto uma recepção/Bar, instalações sanitárias e arrecadação, esplanada, acesso, fossas sépticas e um passadiço.
Faz ainda parte do projeto a implantação de 12 casas flutuantes, com uma área total de 360m2 e 36 casas barco, com uma área de 1080m2 assim como um ancoradouro com mais de 700 m2. Desconhece-se para já o valor de investimento do referido projeto.
Durante o processo de consulta pública, que decorre desde o dia 3 de junho, pelo período de 30 dias úteis, os interessados podem apresentar à APA pedido concorrente para o mesmo objeto e finalidade ou objeções a esta utilização de recursos hídricos.
A concretizar-se, este será mais um projeto que irá promover ainda mais o turismo na região, já muito procurada quer por turistas nacionais, quer internacionais, reforçando assim a importância da barragem de Alqueva no desenvolvimento da região.