O concelho de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, foi selecionado para o arranque do recomeço do processo de migração da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), necessário para a futura implementação do 5G.
Esta tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho de Alter do Chão, decorreu a sessão simbólica que marcou o arranque da segunda fase da migração de frequências no Alto Alentejo. O Presidente do Conselho de Administração (CA) da ANACOM, João Cadete de Matos, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Francisco Reis.
No seu discurso, o edil do município exaltou a importância da rede de Televisão Digital Terrestre para a população do concelho, que tem uma grande percentagem de idosos. “Em muitos casos, a televisão continua a ser a sua principal companhia e temos de fazer tudo o que está ao nosso alcance, em parceria com as Juntas de Freguesia, para que não fiquem com a tela vazia, garantindo todo o apoio que necessitam”, realçou.
Por sua vez, o Presidente do CA da ANACOM, referiu que é muito importante garantir que as pessoas continuam com o acesso gratuito à televisão, nomeadamente, os sete canais disponíveis através de TDT. Para além disso, alertou a população para que estejam atentas e evitem tentativas de fraudes: os técnicos, que vão permanecer no nosso município por alguns dias, estão sempre devidamente identificados e apenas se irão deslocar às habitações de quem solicitou ajuda profissional.
Em nota, a autarquia refere que “continuamos, aos poucos, a trilhar o caminho da modernização na área das tecnologias da informação e comunicação, sempre com a qualidade de vida dos alterenses como prioridade máxima. É também por isso que prometemos, muito em breve, dar mais um passo significativo neste sentido, ao colmatar uma das grandes lacunas numa das freguesias do nosso concelho – Cunheira –, no que à rede móvel diz respeito”.
Em caso de dúvida ou se não conseguir sintonizar a sua televisão, pode contactar o número: 800 102 002 (chamada gratuita), todos os dias entre as 9h e as 22h.