A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), na pessoa do presidente Hugo Hilário, e a empresa Transportes do Alto Alentejo (TAA), e os representantes legais da empresa, assinaram o contrato de concessão do serviço público de transporte de passageiros para o Alto Alentejo, na passada segunda-feira, dia 29 de novembro, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
Este momento formaliza o aparecimento do Sistema de Mobilidade do Alto Alentejo (SMAA), o novo serviço de transportes rodoviários públicos desta região, operado pela TAA que, depois da fiscalização do Tribunal de Contas, terá 4 meses para adequar a frota e todos os procedimentos à nova entidade.
Desta forma, 14 dos 15 municípios, integrantes da comunidade intermunicipal, delegarem as suas competências relativas ao serviço público de transporte de passageiros municipal na CIMAA, tornando-se assim a CIMAA, Autoridade de Transportes para os serviços público de transporte de passageiros municipais e intermunicipais no Alto Alentejo. Estes municípios, passaram então a integrar o novo do Sistema de Mobilidade do Alto Alentejo (SMAA), ficando ausente o município de Portalegre, que irá manter o seu próprio sistema de transportes municipal.
A TAA foi a empresa selecionada no concurso público lançado pela CIMAA para a concessão, de 4 anos, deste serviço. Esta alteração decorre de uma exigência legal a nível nacional em todas as Comunidades Intermunicipais e áreas metropolitanas.
Mobilidade Sustentável: O contributo dos transportes públicos
Os transportes públicos são uma importante aposta para garantir a mobilidade sustentável e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, e todos os municípios que dela fazem parte, estão comprometidos em adotar medidas que incentivem o cumprimento das metas estabelecidas e assumidas por Portugal. Esta é uma temática alinhada com a imposição de Portugal obter neutralidade carbónica até 2050, sendo para isso fundamental promover a utilização dos transportes públicos e a sua descarbonização.
SMAA: Segurança em primeiro lugar
Os percursos do SMAA serão efetuados em total segurança e comodidade, enquadrados nos planos definidos pela Direção Geral de Saúde, e com o cumprimento das orientações de lotação, utilização de máscara e limpeza e desinfeção.
Nova Identidade Visual
Com a chegada do SMAA às estradas do Alto Alentejo, a nova identidade visual passará a fazer parte do dia-a-dia dos utilizadores dos autocarros públicos. Esta imagem foi inspirada no logótipo da CIMAA, transformando-o num autocarro futurista, que espelha o desígnio da mobilidade sustentada, segura e que traga qualidade de vida.