12 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Outubro 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aluno da Universidade de Évora está a montar rede de gravação acústica de aves e morcegos!

João Albuquerque quer saber como a chuva e a temperatura influenciam a vida de pássaros, mochos, corujas e morcegos nos campos de Évora. Para isso está a montar uma rede de aparelhos de gravação acústica, um método que salienta ser não invasivo para os animais.

De Março a meados de Junho, João Albuquerque, 21 anos e finalista da Licenciatura em Biologia na Universidade de Évora, está dedicado a ouvir as aves e os morcegos que vivem na Herdade da Mitra, espaço com 290 hectares da Universidade de Évora.

O seu principal objectivo é “quantificar as relações entre os fatores meteorológicos e a ocorrência e atividade espacial e temporal de aves e morcegos”, explica à Wilder. “Penso que isto seja de extrema importância para ajudar a entender melhor de que modo os fatores meteorológicos interferem com as avaliações dos impactos das atividades humanas na biodiversidade, sendo muitas vezes um fator negligenciado.”

As espécies na mira deste aluno de Biologia são, sobretudo, pássaros (Passeriformes), mochos e corujas (Strigiformes), e morcegos das famílias Vespertilionidae e Rhinolophidae.

Leia o artigo completo em Wilder.Pt

Populares