Decorreu na manhã da presente sexta-feira, dia 13 de outubro, o exercício público nacional denominado “A Terra Treme”, visando sensibilizar e capacitar a população sobre como agir em caso de sismo.
A Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz, foi uma das instituições que aderiram ao exercício que teve início em todo o país às 10h13, tendo tido a duração de um minuto, durante o qual os participantes da iniciativa seguiram os “três passos simples que devem ser executados em situação de sismo”: baixar, proteger e aguardar, como explica José Ribeiro, Comandante das Operações de Socorro do Distrito (CDOS) de Évora, em declarações à RC.
É uma iniciativa organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que pretende dotar os cidadãos de “práticas de segurança […] para que possam enfrentar situações de risco”.
A ANPC pretende “criar uma cultura de segurança”, sendo importante incutir a mesma “nestas gerações mais novas”.
Concluído o exercício na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz, José Ribeiro diz que “os jovens estão preparados, estão informados”, tendo a evacuação do espaço sido feita “de forma ordeira”.
José Carlos Salema, Diretor da Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz, afirma que a iniciativa “foi muito bem recebida pela escola”, onde já há alguns anos “há uma prática” de exercícios semelhantes.
A iniciativa “A Terra Treme”, considera, é importante para a aquisição de “rotinas”, para que toda a comunidade escolar – alunos, funcionários e professores, saibam como proceder “numa situação real”.
Após o exercício em sala de aula, de simulação de sismo, seguido da evacuação do espaço, os alunos visitaram uma exposição estática de meios de proteção e socorro dos vários Agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes que, considera, é “importante para perceberem como as coisas se articulam”.
{gallery}estremoz_sismo{/gallery}