Um curso profissional na área da Agropecuária foi a proposta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora do Instituto do Emprego e Formação Profissional e do Agrupamento de Escolas de Alandroal, para os alunos que já terminaram o 9º ano e pretendam continuar a via do ensino e que foi aceite por vinte jovens do concelho de Alandroal.
O início da formação aconteceu esta segunda-feira, 29 de setembro. A Rádio Campanário foi conhecer os alunos e o formato.
Para além dos formadores estavam presentes o Diretor do Agrupamento de Escolas de Alandroal, Tomé Laranjinho e o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do IEFP, Nuno Alas.
“Conseguimos ter uma boa saída para estes jovens residentes neste concelho, um curso profissional que lhes confere o 12º ano e que lhes permite de futuro, se o entenderem, continuar com os estudos e ir para a universidade e ao mesmo tempo adquirirem um conjunto de competências muito práticas no domínio da área da Agropecuária, que é desse curso que se trata”, refere Nuno Alas.
O Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do IEFP diz ainda que “foram analisadas as áreas com mais sentido para este concelho, “com taxas de desemprego jovem quase a roçar os 40%, temos aqui uma solução integrada e entendemos que o problema do desemprego jovem é um problema que deve ser partilhado por todos os organismos públicos mas também pela sociedade”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Curso%20Nuno%20Alas30set14.MP3{/play}
Tomé Laranjinho refere que “sem a possibilidade de ingressarem neste curso, muitos destes jovens faziam o 9º ano e abandonariam os estudos”, considerando que a proposta foi recebida “muito bem, muitos deles quiseram logo esta formação e será uma mais-valia”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Curso%20Tome%20Laranjinho30set14.MP3{/play}